Hoje em 1:23 PM
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AS PRINCIPAIS FORMAS ICONOGRÁFICAS DO BODHISATTVA
NA CHINA, NO JAPÃO E PAÍSES CIRCUNVIZINHOS, AS REPRESENTAÇÕES
FEMININAS DE KUAN YIN PREDOMINAM, GERALMENTE EM FORMA HUMANA IDEALIZADA COM UMA CABEÇA E DOIS BRAÇOS.
SEU LONGO VESTIDO E A TOUCA CARACTERÍSTICA SEMELHANTE A CAPUZ PODEM SER BRANCOS OU COLORIDOS. OS ESPLÊNDIDOS ORNAMENTOS QUE ÀS VEZES ADORNAM A CABEÇA, O PESCOÇO, OS PULSOS E OS TORNOZELOS SÃO UM SÍMBOLO CONVENCIONAL DE SUA CONDIÇÃO DE BODHISATTVA, MAS FREQUENTEMENTE ESTÃO AUSENTES, A FIM DE PRODUZIR UM EFEITO DE CASTIDADE MONACAL. ALGUMAS REPRESENTAÇÕES SÃO DESPROVIDAS DE ATRIBUTOS SEXUAIS CLARAMENTE DEFINIDOS E ÀS VEZES ELA É MOSTRADA NA FORMA MASCULINA; POR EXEMPLO, NAS PINTURAS MUITO ANTIGAS OU NAQUELAS EM ESTILO ARCAICO, O ROSTO PODE SER LEVEMENTE BARBADO.
AS FORMAS MASCULINAS MAIS COMUNS REVELAM O PLENO ESPLENDOR DE UM BODHISATTVA, COM VESTES E ORNAMENTOS SIMILARES AOS DOS ANTIGOS SOBERANOS HINDUS.
QUANDO A FIGURA É REPRESENTADA DE PÉ, OS PÉS PODEM DESCANSAR SOBRE UMA PÉTALA DE LÓTUS GIGANTE QUE TALVEZ ESTEJA FLUTUANDO NO MAR, OU SOBRE O CÁLICE DE UMA ENORME FLOR DE LÓTUS, POIS ESSA FLOR É ESPECIALMENTE ASSOCIADA COM AS ENCARNAÇÕES DA COMPAIXÃO-BUDA, AMITABHA, AVALOKITA, TARA E KUAN YIN-, MUITO EMBORA, COMO UM DOS SÍMBOLOS BUDISTAS MAIS COMUNS, POSSA TAMBÉM APARECER ENTRE OS EMBLEMAS DE MUITAS OUTRAS DIVINDADES BUDISTAS. O CORPO DE KUAN YIN, QUANDO SE APRESENTA DE PÉ, ESTÁ MUITAS VEZES GRACIOSAMENTE CURVADO COM UM DOS OMBROS UM POUCO MAIS ELEVADO DO QUE O OUTRO, A CABEÇA LEVEMENTE INCLINADA E AS MÃOS COBERTAS POR MANGAS COMPRIDAS, A MENOS QUE COM UMA DAS MÃOS ERGUIDAS E A OUTRA APONTANDO PARA BAIXO NA ATITUDE DE ABENÇOAR.
QUANDO ELA É REPRESENTADA SENTADA, AMBOS OS PÉS, PODEM ESTAR COLOCADOS SOBRE O CHÃO, OU A PERNA DIREITA PODE DESCANSAR SOBRE A COXA ESQUERDA OU AINDA ESTAR LEVANTADA DE MODO QUE O PÉ DESCANSE SOBRE ALGUMA COISA SOBEA A QUAL ELA ESTÁ SENTADA, OU O PÉ DIREITO PODE ESTAR LIGEIRAMENTE ESTENDIDO, À MANEIRA DE TARA, COMO SE ELA ESTIVESSE PRESTES A SAIR DO ESTADO DE MEDITAÇÃO.
ÀS VEZES ELA É VISTA SOZINHA, ÀS VEZES ACOMPANHADA POR SHAN TS’AI, UM BELO RAPAZ OU MENINO, E POR LUNG NÜ, A DONZELA-DRAGÃO, SEGURANDO UMA PÉROLA GIGANTE. OU PODE APARECER À DIREITA DE UMA TRINDADE CONHECIDA COMO OS TRES SANTOS, COM O BUDA AMITABHA NO CENTRO E O BODHISATTVA MAHASTHAMAPRAPTA (TA SHIH CHIH) SIMBOLIZANDO A PERFEITA ATIVIDADE À ESQUERDA.
SEUS PRICIPAIS EMBLEMAS SÃO UM VASO PRECIOSO SEGURO NUMA DAS MÃOS E UM BROTO DE SALGUEIRO SEGURO NA OUTRA, SIMBOLIZANDO RESPECTIVAMENTE O “ORVALHO DOCE” (TAMBÉM CONHECIDO COMO AMRTA), SIGNIFICANDO O NÉCTAR DA SABEDORIA E DA COMPAIXÃO E, SECUNDARIAMENTE SUA DISPOSIÇÃO DE BORRIFÁ-LO SOBRE AS CABEÇAS DE QUANTOS LHE INVOCAM A AJUDA.
UMA CRIANÇA SENTADA NO SEU COLO OU UM GRUPO DE CRIANÇAS BRINACANDO À SUA VOLTA SIMBOLIZAM SUA HABILIDADE PARA CONCEBER FILHOS DO SEXO DESEJADO DOTADOS DE MÚLTIPLAS PERFEIÇÕES MENTAIS CORPORAIS.
UMA PAISAGEM MARINHA OU ÁGUA CORRENTE NO FUNDO SUGERE O SEU PARAÍSO CERCADO PELO MAR, A MONTANHA POTALA OU POTALAKA.
COMO O CH’ÊN TI KUAN SHIH YIN, ELA TEM DEZOITO BRAÇOS, COM ESPELHOS EM GRANDE EVIDÊNCIA.
COMO A SANTÍSSIMA, ELA ESTÁ DE PÉ COM UM DOS BRAÇOS LEVANTADOS EM ATITUDE DE BENÇÃO.
COMO A CONCESSORA DA PEDRA DA SATISFAÇÃO DOS DESEJOS, ESTÁ SENTADA SOBRE UMK TRONCO DE LÓTUS, COM UM DOS PÉS ERGUIDOS E A FACE À MÃO.
COMO KUAN YIN DO SALGUEIRO, ESTÁ SENTADA DEBAIXO DE UM SALGUEIRO, COM UM BROTO DE SALGUEIRO NA MÃO DIREITA E A MÃO ESQUERDA NA ALTURA DO OMBRO E A PALMA PARA FORA, A MANEIRA DE TARA.
COMO VEÍCULO PARA A YOGA CONTEMPLATIVA, ASSEMELHA-SE AO BRANCO AVALOKITESVARA, DE UMA CABEÇA E QUATRO BRAÇOS. ANALOGAMENTE EM QUALQUER UMA DE SUAS FORMAS COM MÚLTIPLAS CABEÇAS E MÚLTIPLOS BRAÇOS MAL SE DISTINGUE, SE É QUE SE DISTINGUE, DO BODHISATTVA, QUE É, POR ASSIM DIZER, O SEU OUTRO EU. É O QUE OCORRE COM A KUAN YIN DE MIL OLHOS E MIL BRAÇOS, COM UMA OU ONZE CABEÇAS.
EXISTEM MUITAS OUTRAS FORMAS, MENOS COMUNS, DENTRE AS QUAIS DUAS DAS MAIS INTERESSANTES SÃO KUAN YIN VIAJANDO SOBRE NUVENS COM ARCO, FLECHAS E ESCUDO NAS MÃOS PARA COMBATER O MAL (NUNCA, PORÉM, OS INFELIZES MALFEITORES); E KUAN REPRESENTADA QUASE EXATAMENTE COMO UMA FIGURA DE BUDA SENTADA EM MEDITAÇÃO, MAS COM UMA BARBA ENORME!. ALÉM DO MAIS, ELA É IDENTIFICADA COM O HAYAGRIVA DE TRES CABEÇAS SOB O NOME DE KUAN YIN MA T’OU(COM CABEÇA DE CAVALO).
SOMENTE NUM CONTEXTO (E APENAS NO JAPÃO) KUAN YIN RECEBE EFETIVAMENTE O TÍTULO DE BUDA; POR ALGUM ESTRANHO ACASO, ELA CHEGOU A SER ENUMERADA ENTRE OS TREZE BUDAS INVOCADOS PELOS DEVOTOS DE SHINGON POR OCASIÃO FÚNEBRES
NA CHINA, NO JAPÃO E PAÍSES CIRCUNVIZINHOS, AS REPRESENTAÇÕES
FEMININAS DE KUAN YIN PREDOMINAM, GERALMENTE EM FORMA HUMANA IDEALIZADA COM UMA CABEÇA E DOIS BRAÇOS.
SEU LONGO VESTIDO E A TOUCA CARACTERÍSTICA SEMELHANTE A CAPUZ PODEM SER BRANCOS OU COLORIDOS. OS ESPLÊNDIDOS ORNAMENTOS QUE ÀS VEZES ADORNAM A CABEÇA, O PESCOÇO, OS PULSOS E OS TORNOZELOS SÃO UM SÍMBOLO CONVENCIONAL DE SUA CONDIÇÃO DE BODHISATTVA, MAS FREQUENTEMENTE ESTÃO AUSENTES, A FIM DE PRODUZIR UM EFEITO DE CASTIDADE MONACAL. ALGUMAS REPRESENTAÇÕES SÃO DESPROVIDAS DE ATRIBUTOS SEXUAIS CLARAMENTE DEFINIDOS E ÀS VEZES ELA É MOSTRADA NA FORMA MASCULINA; POR EXEMPLO, NAS PINTURAS MUITO ANTIGAS OU NAQUELAS EM ESTILO ARCAICO, O ROSTO PODE SER LEVEMENTE BARBADO.
AS FORMAS MASCULINAS MAIS COMUNS REVELAM O PLENO ESPLENDOR DE UM BODHISATTVA, COM VESTES E ORNAMENTOS SIMILARES AOS DOS ANTIGOS SOBERANOS HINDUS.
QUANDO A FIGURA É REPRESENTADA DE PÉ, OS PÉS PODEM DESCANSAR SOBRE UMA PÉTALA DE LÓTUS GIGANTE QUE TALVEZ ESTEJA FLUTUANDO NO MAR, OU SOBRE O CÁLICE DE UMA ENORME FLOR DE LÓTUS, POIS ESSA FLOR É ESPECIALMENTE ASSOCIADA COM AS ENCARNAÇÕES DA COMPAIXÃO-BUDA, AMITABHA, AVALOKITA, TARA E KUAN YIN-, MUITO EMBORA, COMO UM DOS SÍMBOLOS BUDISTAS MAIS COMUNS, POSSA TAMBÉM APARECER ENTRE OS EMBLEMAS DE MUITAS OUTRAS DIVINDADES BUDISTAS. O CORPO DE KUAN YIN, QUANDO SE APRESENTA DE PÉ, ESTÁ MUITAS VEZES GRACIOSAMENTE CURVADO COM UM DOS OMBROS UM POUCO MAIS ELEVADO DO QUE O OUTRO, A CABEÇA LEVEMENTE INCLINADA E AS MÃOS COBERTAS POR MANGAS COMPRIDAS, A MENOS QUE COM UMA DAS MÃOS ERGUIDAS E A OUTRA APONTANDO PARA BAIXO NA ATITUDE DE ABENÇOAR.
QUANDO ELA É REPRESENTADA SENTADA, AMBOS OS PÉS, PODEM ESTAR COLOCADOS SOBRE O CHÃO, OU A PERNA DIREITA PODE DESCANSAR SOBRE A COXA ESQUERDA OU AINDA ESTAR LEVANTADA DE MODO QUE O PÉ DESCANSE SOBRE ALGUMA COISA SOBEA A QUAL ELA ESTÁ SENTADA, OU O PÉ DIREITO PODE ESTAR LIGEIRAMENTE ESTENDIDO, À MANEIRA DE TARA, COMO SE ELA ESTIVESSE PRESTES A SAIR DO ESTADO DE MEDITAÇÃO.
ÀS VEZES ELA É VISTA SOZINHA, ÀS VEZES ACOMPANHADA POR SHAN TS’AI, UM BELO RAPAZ OU MENINO, E POR LUNG NÜ, A DONZELA-DRAGÃO, SEGURANDO UMA PÉROLA GIGANTE. OU PODE APARECER À DIREITA DE UMA TRINDADE CONHECIDA COMO OS TRES SANTOS, COM O BUDA AMITABHA NO CENTRO E O BODHISATTVA MAHASTHAMAPRAPTA (TA SHIH CHIH) SIMBOLIZANDO A PERFEITA ATIVIDADE À ESQUERDA.
SEUS PRICIPAIS EMBLEMAS SÃO UM VASO PRECIOSO SEGURO NUMA DAS MÃOS E UM BROTO DE SALGUEIRO SEGURO NA OUTRA, SIMBOLIZANDO RESPECTIVAMENTE O “ORVALHO DOCE” (TAMBÉM CONHECIDO COMO AMRTA), SIGNIFICANDO O NÉCTAR DA SABEDORIA E DA COMPAIXÃO E, SECUNDARIAMENTE SUA DISPOSIÇÃO DE BORRIFÁ-LO SOBRE AS CABEÇAS DE QUANTOS LHE INVOCAM A AJUDA.
UMA CRIANÇA SENTADA NO SEU COLO OU UM GRUPO DE CRIANÇAS BRINACANDO À SUA VOLTA SIMBOLIZAM SUA HABILIDADE PARA CONCEBER FILHOS DO SEXO DESEJADO DOTADOS DE MÚLTIPLAS PERFEIÇÕES MENTAIS CORPORAIS.
UMA PAISAGEM MARINHA OU ÁGUA CORRENTE NO FUNDO SUGERE O SEU PARAÍSO CERCADO PELO MAR, A MONTANHA POTALA OU POTALAKA.
COMO O CH’ÊN TI KUAN SHIH YIN, ELA TEM DEZOITO BRAÇOS, COM ESPELHOS EM GRANDE EVIDÊNCIA.
COMO A SANTÍSSIMA, ELA ESTÁ DE PÉ COM UM DOS BRAÇOS LEVANTADOS EM ATITUDE DE BENÇÃO.
COMO A CONCESSORA DA PEDRA DA SATISFAÇÃO DOS DESEJOS, ESTÁ SENTADA SOBRE UMK TRONCO DE LÓTUS, COM UM DOS PÉS ERGUIDOS E A FACE À MÃO.
COMO KUAN YIN DO SALGUEIRO, ESTÁ SENTADA DEBAIXO DE UM SALGUEIRO, COM UM BROTO DE SALGUEIRO NA MÃO DIREITA E A MÃO ESQUERDA NA ALTURA DO OMBRO E A PALMA PARA FORA, A MANEIRA DE TARA.
COMO VEÍCULO PARA A YOGA CONTEMPLATIVA, ASSEMELHA-SE AO BRANCO AVALOKITESVARA, DE UMA CABEÇA E QUATRO BRAÇOS. ANALOGAMENTE EM QUALQUER UMA DE SUAS FORMAS COM MÚLTIPLAS CABEÇAS E MÚLTIPLOS BRAÇOS MAL SE DISTINGUE, SE É QUE SE DISTINGUE, DO BODHISATTVA, QUE É, POR ASSIM DIZER, O SEU OUTRO EU. É O QUE OCORRE COM A KUAN YIN DE MIL OLHOS E MIL BRAÇOS, COM UMA OU ONZE CABEÇAS.
EXISTEM MUITAS OUTRAS FORMAS, MENOS COMUNS, DENTRE AS QUAIS DUAS DAS MAIS INTERESSANTES SÃO KUAN YIN VIAJANDO SOBRE NUVENS COM ARCO, FLECHAS E ESCUDO NAS MÃOS PARA COMBATER O MAL (NUNCA, PORÉM, OS INFELIZES MALFEITORES); E KUAN REPRESENTADA QUASE EXATAMENTE COMO UMA FIGURA DE BUDA SENTADA EM MEDITAÇÃO, MAS COM UMA BARBA ENORME!. ALÉM DO MAIS, ELA É IDENTIFICADA COM O HAYAGRIVA DE TRES CABEÇAS SOB O NOME DE KUAN YIN MA T’OU(COM CABEÇA DE CAVALO).
SOMENTE NUM CONTEXTO (E APENAS NO JAPÃO) KUAN YIN RECEBE EFETIVAMENTE O TÍTULO DE BUDA; POR ALGUM ESTRANHO ACASO, ELA CHEGOU A SER ENUMERADA ENTRE OS TREZE BUDAS INVOCADOS PELOS DEVOTOS DE SHINGON POR OCASIÃO FÚNEBRES
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