domingo, 22 de março de 2009

2ª PARTE DA "HARMONIZAÇÃO"


O Contador Antropomórfico, Salvador Dali

"Quanto mais esquecido de si mesmo esta quem escuta, tanto mais fundo se grava nele a coisa escutado"
Walter Benjamin



Hoje ganhei uma linda caixa de costura: aguçou a vontade de arrumar botões e linhas. Aproveitei e dei uma ordem nas roupas; dei aquilo que não usava pelo menos há um ano. Tenho uma amiga que coloca tudo em sacos plásticos. Isso me inspirou a cobrir os casacos e a embalar as blusas de inverno.

Caixas, potes, cestos e todos os objetos semelhantes a estes e que podem trocar de função são ótimos companheiros para separar coisas, organizar gavetas tanto quanto armários.


Sugiro que você olhe cada canto de sua casa e vá organizando prazerosamente. Devolva o que não é seu; mande para conserto; dê o que não é útil. Depois de um mês, repasse cada lugar o qual já organizou e descubra se eles ganharam a praticidade imaginada ou você ainda pode melhorar redistribuindo de uma nova maneira.


Sabe aquele excesso de bichinhos, bibelôs, enfeites, coleções? Deixam o ambiente pesado e de difícil manutenção. O tumulto de móveis segura o “chi” (falaremos depois disso), enquanto a falta deles faz com que este “chi” circule de forma rápido demais.


Limpe, guarde e modifique a decoração. Deixe só o que faz bem, apenas aquilo que traz boas lembranças. Presentes, somente os que foram dados com carinho e sem qualquer sacrifício. Detalhe importante: por pessoas que verdadeiramente nos amem.


Pare e olhe as paredes de sua casa: será que não estão sobrecarregadas de quadros, pôsteres, armas, cruzes, etc? Reduza e reduza mais uma vez. Coloque o que tem a ver com você hoje. Assuma que mudou, que gosta de outras coisas.


Não se esqueça: flores, só vivas. Bem vivinhas, viu?


Agora, estou indo andar no Ibirapuera. Se cuide.

Nenhum comentário:

Postar um comentário