quarta-feira, 28 de março de 2012


Um dia,uma pequena abertura apareceu em um casulo,um homem sentou e observou por várias horas a borboleta, conforme ela se esforçava para fazer que seu corpo passasse através daquele pequeno buraco .Então percebeu que ela havia parado de fazer qualquer progresso .Parecia que tinha ido o mais longe que podia e não conseguia ir mais .
Então o homem decidiu ajudar a borboleta :ele pegou uma tesoura e cortou o restante do casulo.A borboleta,então saiu facilmente. Mas seu corpo estava murcho e era pequeno e tinha as asas amassadas.
O homem continuou a observá-la porque ele esperava que,a qualquer momento , as asa dela se abrissem e esticassem para serem capazes de suportar o corpo que iria se afirmar a tempo.
Nada aconteceu! Na verdade , a borboleta passou o resto da vida rastejando .Ela nunca foi capaz de voar.O homem ,em sua gentileza e vontade de ajudar , não compreendia era o casulo apertado e o esforço necessário à borboleta para passar através da pequena abertura era o momento pelo qual o fluido do corp fosse para suas asas ,de forma que ela estaria pronta para voar uma vez que estivesse livre do casulo.Algumas vezes o esforço é justamente o que precisamos em nossa vida.
Retirado do livro do maravilhoso David Zimerman(manual de técnicas psicanalítica)

Nenhum comentário:

Postar um comentário