segunda-feira, 16 de abril de 2012

O PSICANALISTA






AS TRANSFORMAÇÕES NO PERFIL:
O PROCESSO DE TRANSFORMAÇÕES É INERENTE À CONDIÇÃO DA HUMANIDADE, TAL COMO, PARECE-ME, ESTÁ BEM EXPRESSO NA ANTIGA CRENÇA BUDISTA QUE VÊ A EXISTÊNCIA HUMANA COMO UMA SÉRIE ININTERRUPTA DE TRANSFORMAÇÕES MENTAIS E FÍSICAS.
VISÃO SISTÊMICA:
VIVEMOS, HOJE , EM UM MUNDO GLOBALMENTE INTERLIGADO, ONDE QUALQUER ACONTECIMENTO IMPORTANTE REPERCUTE EM TODOS OS QUADRANTES DA NOSSA "ALDEIA GLOBAL". DESTARTE, NÃO MAIS CABE O INDIVIDUALISMO E O ISOLACIONISMO DOS INDIVÍDUOS E DAS NAÇÕES, DE FORMA QUE É URGENTE A CRIAÇÃO DE NOVOS PARADIGMAR EM TODOS OS NÍVEIS, OS QUAIS ESTÃO UNIFICADOS POR UMA INTERDEPENDÊNCIA. ISTO REQUER FUNDAMENTALMENTE UMA NOVA MANEIRA DE PENSAR E DE VISUALIZAR TODOS OS PROBLEMAS COLETIVOS, FORMA QUE É CHAMADA DE VISÃO SISTÊMICA DO MUNDO E DA VIDA.
O PSICANALISTA:
ASSIM, DE ALGUMAS DÉCADAS PARA CÁ, MAIS MARCANTEMENTE A PARTIR DE BION, O ANALISTA É CONSIDERADO NÃO MAIS DO QUE UMA PESSOA, BASTANTE BEM-TREINADA E PREPARADA, QUE, JUNTO COM A OUTRA PESSOA-O PACIENTE-, CONSTITUI O CAMPO ANALÍTICO, ISTO É, UMA MÚTUA E PERMANENTE INTERAÇÃO, NA QUAL CADAS UM INFLUENCIA É INFLUENCIADO PELO OUTRO.
HOJE, O TERAPEUTA ANALÍTICO SENTE-SE MAIS "GENTE", COMO TODA GENTE; PREDOMINA NELE A ACEITAÇÃO DE UMA ATITUDE DE INCERTEZA, O QUE FAVORECE A FORMAÇÃO DE UM NECESSÁRIO ESTADO MENTAL INTERROGATIVO.
ESSA POSTURA ANALÍTICA VEM TORNANDO O TERAPEUTA UMA PESSOA MAIS SIMPLES E COM UMA ATITUDE DE MAIOR ABERTURA PARA ESCUTAR AS MÚLTIPLAS DIMENSÕES QUE ESTÃO EMBUTIDAS NAS NARRATIVAS DO PACIENTE.

(DAVID E. ZIMERMAN-MANUAL DE TÉCNICA PSICANALÍTICA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário