sábado, 12 de maio de 2012

tipos de depressões





TIPOS DE DEPRESSÕES:
SÃO MUITAS AS CLASSIFICAÇÕES, CONFORME O VÉRTICE DE OBSERVAÇÃO QUE É PRIVILEGIADO. A CITADA A SEGUIR ESTÁ SENDO CORRENTEMENTE UTILIZADA E TEM A VANTAGEM DE SER MUITO SIMPLIFICADA. ESTA CLASSIFICAÇÃO CONSIDERA TRES TIPOS DE DEPRESSÃO:
1) ATÍPICA: ERA MAIS CONHECIDA COM OS NOMES DE "DEPRESSÃO NEURÓTICA" OU " DEPRESSÃO REATIVA". SEU PERFIL É ÚNICO E RESULTA DE ALGUMA FORMA DE CRISE EXISTENCIAL, POR RAZÕES PREDOMINANTEMENTE INTERNAS OU EXTERNAS. HABITUALMENTE NÃO RESPONDEM BEM À MEDICAÇÃO. 
2) ENDÓGENA: RESULTA DE CAUSAS ORGÂNICAS E MANIFESTA-SE COM SINTOMATOLOGIA MAIS TÍPICA, ADQUIRINDO CARACTERÍSTICAS "UNIPOLARES" (OS SINTOMAS SÃO UNICAMENTE DEPRESSIVOS) OU "BIPOLARES" ( OS SINTOMAS TANTO PODEM SER DA ESFERA DEPRESSIVA OU, EM UM PÓLO OPOSTO, DE NATUREZA "MANÍACA"). APESAR DE SEREM ENDÓGENAS, COMUMENTE ELAS PODEM SER DESENCADEADAS POR FATORES AMBIENTAIS, ASSEMELHANDO-SE QUALITATIVAMENTEÀ DEPRESSÃO ATÍPICA. COSTUMA RESPONDER BASTANTE BEM À MODERNA MEDICAÇÃO ANTIDEPRESSIVA, QUANDO ADEQUADAMENTE MINISTRADA E, PRINCIPALMENTE, QUANDO ACOMPANHADA DE ALGUMA FORMA DE TERAPIA DE BASE ANALÍTICA.
3) DISTIMICA: ESTA DENOMINAÇÃO CORRESPONDE À DEPRESSÃO QUE COMUMENTE ERA CHAMADA DE "CRÔNICA".
DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL:
TRISTEZA; LUTO; MELANCOLIA; POSIÇÃO DEPRESSIVA; DEPLEÇÃO( VAZIO EXISTENCIAL); DESMORALIZAÇÃO.

O DEPRESSIVO VÊ O MUNDO DE FORMA DIFERENTE  ALTERANDO  A REALIDADE,É AFETADO NO PRAZER DE VIVER, COMO SE ALIMENTA E DORME, FALTA AUTO CONFIANÇA,SENTIMENTO DE CULPA,FALTA DE CONCENTRAÇÃO,IRRITABILIDADE , DORES , ENJOOS  E ENXAQUECAS.

 A ANSIEDADE E PÂNICO PODEM SE  PROLONGAR TRAZENDO FALTA DE INTERESSE ,PERDA DE ENERGIA E CANSAÇO, UMA SENSAÇÃO DE CONSTANTE TRISTEZA. PODEM ESTAR LIGADOS A  OUTROS QUADROS COMO DOENÇAS MENTAIS, INFECÇÕES, TÓXICOS,HORMONAIS,PARKINSON , ALZHEIMER E OUTROS...



A TERAPIA É IMPRESCINDÍVEL PARA LIDAR COM OS FATORES QUE DESENCADEARAM  O PROCESSO DEPRESSIVO,  ACOMPANHAMENTO PSIQUIÁTRICO E MEDICAMENTOSO  QUANDO NECESSÁRIO , NUNCA SE AUTO MEDICAR OU UTILIZAR O QUE JÁ FEZ USO EM OUTRO MOMENTO, PODE NÃO SER O MESMO DIAGNÓSTICO.


(FONTE TEXTO DE ABERTURA-DAVID ZIMERMAN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário