segunda-feira, 28 de julho de 2014

Édipo e Jocasta- O Desvendar

                                                                       Mitologia
                           

Édipo (em grego antigo Οἰδίπους, transl. Oidípous) é um personagem da mitologia grega. Famoso por matar o pai e casar-se com a própria mãe. Filho de Laio e de Jocasta, pai deEtéoclesIsmêniaAntígona e de Polinice.
Segundo a lenda grega, Laio, o rei de Tebas havia sido alertado pelo Oráculo de Delfosque uma maldição iria se concretizar: seu próprio filho o mataria e que este filho se casaria com a própria mãe.
Por tal motivo, ao nascer Édipo, Laio abandonou-o no monte Citerão pregando um prego em cada pé para tentar matá-lo. O menino foi recolhido mais tarde por um pastor e batizado como "Edipodos", o de "pés-furados", que foi adotado depois pelo rei de Corinto e voltou aDelfos.
Édipo consulta o Oráculo que lhe dá a mesma previsão dada a Laio, que mataria seu pai e desposaria sua mãe. Achando se tratar de seus pais adotivos, foge de Corinto.
No caminho, Édipo encontrou um homem e sem saber que era seu pai o matou,pois Laio o mandou sair de sua frente.
Depois de derrotar um homem casa-se com a sua mãe, não sabendo que era também a sua mãe biológica,
Após derrotar a Esfinge que aterrorizava Tebas, que lançara um desafio ("Qual é o animal que tem quatro patas de manhã, duas ao meio-dia e três à noite?"), Édipo conseguiu desvendar, dizendo que era o homem. "O amanhecer é a criança engatinhando, entardecer é a fase adulta, que usamos ambas as pernas, e o anoitecer e a velhice que usa a bengala."
Conseguindo derrotar o monstro, ele seguiu a sua cidade natural e casou-se, "por acaso", (já que ele pensava que aqueles que o haviam criado eram seus pais biológicos) com sua mãe, com quem teve quatro filhos. Quando da consulta do oráculo, por ocasião de uma peste, Jocasta e Édipo descobrem que são mãe e filho, ela comete suicídio e ele fura os próprios olhos por ter estado cego e não ter reconhecido a própria mãe.
                                                     comentário
Poderia discorrer em longo texto baseado na psicanálise Freudiana , que por muitas vezes é visto só sexualmente , mas sabemos que é muito mais profundo que simples achismos. Mas aproveito o MITO para observar por um outro ângulo :o Desvendar.
Quando vamos nos nossos esconderijos mais profundos e desvendamos a nós mesmos ...ou aquilo que não queremos  ver.
Com uma força ainda não conhecida por nós , derrotamos monstros e enfrentamos verdades.
Os oráculos podem clarear nosso olhar mas também nos cegar , nos deixar sem visão do verdadeiro cenário, se não soubermos decifrá - los.
O oráculo pode ser nosso inconsciente , com desejos e punições pelos mesmos .Pois ainda temos incrustados registros religiosos ,que foram freios disfarçados para controlar a humanidade.
Em outros momentos matamos sem dó os desejos , sonhos e ilusões , em nome de resguardar como somos vistos.Nos disfarçamos de seres humanos ....quando estamos longe de humanizar o que sentimos.
Os mitos nos tornam mais humanos ou menos ?
Qual é o seu desvendar ?
ótima  semana
marcia ortiz

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário