segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Hércules-sedutor.....

MITOLOGIA

Hércules ou Héracles, o maior de todos os heróis gregos, era filho de Zeus e Alcmena. Alcmena era a virtuosa esposa de Anfitrião e, para seduzi-la, Zeus assumiu a forma de seu marido enquanto este estava ausente de casa. Quando seu marido retornou, descobriu o que tinha acontecido e ficou tão irado que construiu uma grande pira para queimar Alcmena viva. Mas Zeus mandou nuvens de chuva para apagar o fogo e Hera, a esposa de Zeus, passaria a perseguir Hércules por toda sua vida.

Ainda recém-nascido, Hércules rapidamente revelou seu potencial heróico. Ainda no berço ele estrangulou duas serpentes que a ciumenta Hera, esposa de Zeus, mandou para atacá-lo. E ainda menino, ele matou um leão selvagem no Monte Citéron. Na vida adulta, as aventuras de Hércules foram maiores e mais espetaculares do que as de qualquer outro herói.


Hércules realizou seus famosos doze trabalhos sob o comando de Euristeu, Rei de Argos de Micenas. Existem várias explicações da razão pela qual Hércules foi obrigado a realizar os pedidos cansativos e aparentemente impossíveis de Euristeu. Fontes sugerem que os trabalhos eram uma penitência imposta pelo Oráculo de Delfos quando, num acesso de loucura, ele matou todos os filhos de seu primeiro casamento.


Destacam-se dentre estes mitos os famosos doze trabalhos de Hércules:
  1. matar o leão da Neméia
  2. matar a Hidra de Lerna
  3. capturar o javali de Erimanto
  4. capturar a corça de Cerinia
  5. expulsar as aves do lago Estinfalis
  6. limpar as estrebarias de Aúgias
  7. capturar o touro de Creta
  8. capturar os cavalos de Diómedes
  9. obter o cinturão de Hipólita, rainha das Amazonas
  10. buscar os bois de Gerião
  11. buscar os pomos de ouro do jardim das Hespérides
  12. capturar o cão Cérbero
                                                              COMENTÁRIO

Muito se fala destes doze trabalhos , mas quero falar sobre a sedução que Hércules traz do berço.
Como não aprender valiosa lição tendo em casa alguém que se transforma para conquistar sua amada ( uma mortal ),e de quebra era um DEUS.Hércules só podia diante de tanta força, estrangular o que viesse pela frente ...no caso serpentes.
E assim foi sua caminhada pela culpa ou não decepando cabeças, estrangulando ,dominando , atraindo pelo som ,limpando com imensas águas ,convencendo , resguardando subterrâneos e cá pra nós não esqueceu das famosas maçãs.....
Tudo com um requinte de força , virilidade e muitas flechas envenenadas.
E hoje ?   Como podemos transpor tais ensinamentos ? Academia ...não de risada... com carros possantes ,cargos , falando das muitas aventuras...matando um leão por dia.Falando mentiras e soterrando verdades e caindo nas próprias armadilhas ...homens ? não ...extensivo as mulheres ,afinal lutaram tanto para terem seus lugares junto as feras. 
Final da história , não acaba tão glorioso ....mas tem sua ascensão.
Para um DEUS , mesmo mitológico acredito que faltou espiritualidade ,algo que devemos prestar atenção na nossa caminhada , e repensar nossos atos, falas e pensamentos ...Afinal ainda não somos DEUSES, aindaaaaa.
marcia ortiz
psicanalista

Nenhum comentário:

Postar um comentário